segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Nano Tecnologia

Tecido mata bactérias e não precisa ser lavado com freqüência.Empresas de artigos esportivos estão de olho na alternativa.
Imagem criada pela equipe de arte do G1 mostra conceito da cueca autolimpante O desenvolvimento da tecnologia pode trazer alívio àqueles que não são adeptos a rituais de higiene, como colocar suas roupas suadas para lavar e trocar peças íntimas regularmente. Uma alternativa já utilizada nos Estados Unidos, por exemplo, permite que militares em combate utilizem a mesma cueca durante semanas, sem que elas precisem ser trocadas.Com o uso da nanotecnologia -- manipulação de elementos em níveis moleculares --, cientistas da Força Aérea norte-americana conseguiram criar uma espécie de capa que remove suor e sujeira dos tecidos. A novidade desenvolvida por cientistas militares já foi licenciada pela empresa britânica Alexium, que deve levar as roupas autolimpantes para civis em até um ano. Essa alternativa levou cinco anos e consumiu US$ 27,2 milhões para ser criada.“A principal área para o uso da tecnologia é a de artigos esportivos. Já estamos negociando com as maiores empresas desse setor”, afirmou John Almond, diretor da Alexium ao jornal britânico “Telegraph”. Ele acredita que essas novidades podem estar disponíveis no mercado em um ano e devem adicionar “apenas algumas libras esterlinas” no preço final dos produtos.Os tecidos autolimpantes repelem líquidos e podem, inclusive, matar bactérias que ficam no suor e dão mau cheiro às roupas. Por isso, a freqüência de lavagem dessas peças pode ser muito menor do que aquela necessária considerando as peças tradicionais.A Força Aérea iniciou o desenvolvimento dessa alternativa com o objetivo de oferecer proteção aos combatentes em guerras biológicas -- a tecnologia poderia matar anthrax e também outras bactérias utilizadas como arma. Em testes, os militares também utilizaram cuecas com esse tecido, que não precisam ser trocadas durante semanas.Segundo o jornal “Telegraph”, a tecnologia utiliza nanopartículas nas fibras das roupas – de tão pequenos, esses elementos não podem sequer ser vistos com microscópios tradicionais; um nanômetro equivale a um milionésimo de milímetro. Essas nanopartículas contêm elementos químicos que não podem ser aplicados diretamente aos tecidos e que repelem líquido, sujeira e bactérias. Com isso, a capa de proteção é formada, criando as roupas autolimpantes.Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1418139-6174,00.html

"Tô Bete"



A estilista Thais Losso (que já foi da Zapping, da Cavalera e da Sommer) acaba de lançar uma linha de camisetas sensacional, a começar pelo nome: ”Ah! Isso Não Vende!”.
A micro-coleção deriva da sua participação no Projeto Container, durante o último Fashion Rio, quando Losso propôs um questionamento sobre os padrões de beleza, os conceitos de feio e bonito e a latinidade brasileira.
A minha favorita é a camiseta Tô Bete!, ideal para aqueles dias em que a gente se olha no espelho, leva um susto, e se pergunta como foi que virou um personagem de uma novela mexicana.


Para ver os outros modelos disponíveis, conferir as fotos (divertidíssimas, surreais) e fazer comprinhas online, visite o blog AH! ISSO NÃO VENDE!!! Os preços são amigáveis, entre R$ 67 e R$ 85.
A questão dos padrões de beleza cada vez mais irreais, o bombardeio de clichês imagéticos e seus efeitos sobre as pessoas –e especialmente sobre os adolescentes–são assuntos que considero relevantes para quem trabalha de forma responsável com qualquer tipo produção visual.







[Camiseta masculina de Thais Losso, ”O sorriso de Bete”]
Adorei!!!!!

Viva a PET

O material reciclado mais precioso depois do Alumínio.O Brasil já é o maior produtor mundial de alumínio reciclado e caminha na mesma direção com a reutilização nobre do PET, a exemplo do que ocorre na Indústria Têxtil.O fio de poliéster , obtido a partir do PET reciclado, é uma tendência mundial. A Indústria têxtil, que já tem no poliester convencional uma participação expressiva, terá em breve essa fibra, obtida pela reciclagem do PET, presente em quase todos seus produtos.O PET usado em embalagens é o melhor e mais puro material obtido no craqueamento do petróleo. Tanto é melhor que substituiu quase todas as embalagens de PVC (Cloreto Polivinilico) conhecidas no mercado devido às suas excelentes características mecânicas.O fio de poliéster reciclado é a mais recente forma de reutilização de embalagens PET, pois a extrusão de fios requer altíssima tecnologia, contra a comum aplicação deste material, como por exemplo, em fundição e sopro em molde. Sua reciclagem como fibra de poliéster resulta em um produto da mesma qualidade do poliéster obtido diretamente do petróleo.Vale a pena usar tecidos de poliéster obtido de embalagens recicladas – custo viável para reciclagem, fibra de qualidade. Pense: quantas milhares de garrafas deixarão de boiar nos rios, represas e no mar? Isto é compromisso com o meio ambiente.O Ciclo da Reciclagem na Indústria TêxtilA garrafa PET reciclada é extrudada e forma uma fibra. O processo de fiação condiciona o material para o processo de tecelagem ou malharia, e, em seguida, vai para a confecção de artigos de vestuário.O resultado final é um produto de qualidade tão boa quanto aquele que foi confeccionado com matéria-prima não reciclada, mas com uma diferença fundamental: tem um valor social e ecológico agregado sem precedentes.Consumir produtos reciclados é valorizar a qualidade de vida, uma nova oportunidade de recuperação e equilíbrio ao meio-ambiente e preservar o futuro do planeta para nossos filhos.Fonte: http://www.budi.com.br/recicla.htm

Curiosidade

O perfume mais vendido no mundo é o Chanel nº 5, criado pela famosa estilista Coco Chanel. Curiosamente, os números de um a quatro nunca foram criados. Falando em criações curiosas, o biquíni foi inventado por Louis Réard, em 1964, e batizou essa peça com o nome de um atol no Pacífico, onde eram realizados testes atômicos. Já a bermuda, foi criada para burlar a lei da Caribe, que proibia, nas décadas de 30 e 40, que mulheres mostrassem suas pernas. Foi batizada com seu local de origem.
Uma das maiores curiosidades nos estúdios de fotos onde modelos fazem suas poses, para os cliques dos grandes fotógrafos, é o item mais usado por lá. Se você pensou em câmeras, lentes ou roupas está enganado. A fita crepe é quem domina a cena. Para que as roupas não enruguem e fiquem perfeitas nos corpos das modelos, as fitas são colocadas discretamente.
Usado para afinar a cintura e levantar os seios, comandando a moda feminina, o espartilho foi o terror das mulheres dos séculos XV ao IXX. O que muita gente não sabe é que eles eram usados tão apertados, que as costelas das moças ficavam deformadas. Aproveitando as curiosidades antigas, você sabia que os primeiros botões de roupas eram fabricados com ossos e metais?
O titulo de livro mais caro do século XX foi dado ao catálogo do guarda-roupas da Princesa Diana, leiloado por $83 000 dólares. Junto com ele, todas as lindas peças da moda clássica, usadas pela princesa foram vendidas.
A primeira peça de vestuário, criada pelo homem para se proteger, foi a sandália. Há registro dela pelos egípcios com mais de 5000 anos. A partir daí os sapatos foram evoluindo, mas só depois de 1850 é que eles começaram a fazer distinção entre os pés direito e esquerdo.

Estágio

Bom, hoje descobri que vou tomar conta de mais de 10 conteiners.

Preciso preparar tudo, docmentação, modificaão de cores,
lab dips, strike-offs, handlooms, e tudo que envolve o desenvolvimento do produto.

O trabalho é feito por mais de uma área, e as vezes dá uma confusão muito grande porque essas áreas precisam se interrelacionar, e acho que tá faltando um pouco disso lá.

Ass vezes as informações ficam perdidas no ar, e eu tenho quase que adivinhar o que se passa.

Enfim, o importante é que eu estou mais do que nunca, sendo testada.

Preciso provar o quanto eu sou capaz de desenvolver o meu trabalho.
Fazer contato com o comprador, com a fábrica, fazer as modificações de forma certa,
informar modificações de preço.

Tudo tem o seu jeitinho especial de ser, e eu preciso aprender todos eles.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Estágio

Minha chefe andou pelas bandas de Paris, para pesquisar as tendências na Texworld e deixou sob minha responsabilidade muiiiiiiitos pedidos.

Acho que ela está testando a minha capacidade de gerenciar o que ela faz enquanto está fora.

Hoje preparei um pedido para o Cassia Nahas lá da 25 de março,
é engraçado, eu chego lá pra comprar alguma tecido, e dou de cara com vários deles que já passaram pela "minha mão", que tiveram meus retoques, e quando eu vejo alguém na rua vestido com eles então?! Mais engraçado ainda....

sábado, 25 de outubro de 2008

Estágio

Bom, jaja completo um ano no estágio, tá passando muito rápido!!!!

E nesse tempo de aprendizado, pude exercitar meu lado mais comercial da moda, o que é muito bom porque a faculdade deixa este lado meio adormecido nas pessoas.

Pude fazer contato direto com fornecedores, treino meu inglês, aprendo umas palavrinhas em Mandarim e o mais importante, me relaciono com pessoas diferente, acho que é o que eu mais gosto.

Hoje mesmo conversei com o nosso cliente que vende pra Zara.
Eles estão produzindo uma coleção linda de sedas estampadas.

Fiz algumas modificações de cores e mandei bala.
E-mail pra China, eles me respondem, e no fim?

Só vale dizer que valeu a pena quando eu puder ver "meu trabalho" nas lojas.


:)